Pessoas contribuintes do INSS que necessitam solicitar o auxílio-doença têm uma importante novidade desde 14 de março. Graças a um novo acordo entre o INSS e os Correios, o pedido agora pode ser feito nas agências dos Correios, por meio do sistema Atestmed.
Como funciona o novo atendimento:
– O segurado deve se dirigir a uma agência dos Correios portando o atestado médico original ou em formato digital (PDF) e um documento de identificação com foto (RG, CNH, etc.).
– Um funcionário dos Correios prestará auxílio no preenchimento do requerimento via Atestmed e digitalizará o atestado médico e o documento de identificação.
– Após a conclusão, o pedido seguirá para análise do INSS.
Vantagens para o segurado:
– Agilidade: Com mais de 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo país, o acordo amplia a rede de atendimento do INSS, potencialmente reduzindo o tempo de espera para agendar uma perícia médica.
– Comodidade: Não é mais necessário se deslocar até uma unidade do INSS para iniciar o processo do auxílio-doença, o que pode ser um grande benefício para pessoas com dificuldades de locomoção.
– Acessibilidade: Funcionários dos Correios especialmente treinados estarão disponíveis para auxiliar os segurados em todo o trâmite do requerimento.

Atenção a esses detalhes:
– O acordo vale somente para pedidos de auxílio-doença por incapacidade temporária, com duração máxima de 15 dias.
– Casos de incapacidade permanente (que ultrapassem 15 dias) ainda exigem o agendamento de uma perícia médica presencial em uma agência do INSS.
– O INSS possui um prazo de 45 dias para analisar o requerimento.
Formas alternativas para solicitar o auxílio-doença:
– Meu INSS: O aplicativo e o site Meu INSS possibilitam a solicitação do benefício de forma online.
– Central de Atendimento: A Central de Atendimento do INSS está disponível no telefone 135.
– Agências do INSS: O agendamento de atendimento presencial em uma agência do INSS continua sendo uma opção.
É importante ressaltar que o Atestmed é um sistema eletrônico que permite o envio online de atestados médicos e odontológicos para fins previdenciários. Antes de se dirigir a uma agência dos Correios, o segurado deve se certificar de que o médico emissor do atestado esteja credenciado no sistema Atestmed. Caso o atestado seja físico, é fundamental garantir que ele esteja legível e contenha todas as informações necessárias para a análise do INSS, como CID (Código Internacional de Doenças), assinatura e carimbo do médico. Para agilizar o processo, o segurado pode levar documentos complementares que comprovem a incapacidade temporária, como exames médicos ou receitas.
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Autor: Assert Tecnologia
Publicado para: 321Bank
Em 18 de fevereiro de 2025 às 13:51